quinta-feira, 12 de março de 2009

Segurança na Internet - Perigos

Alguns perigos da Internet

Qualquer coisa que o homem pode imprimir no papel pode ser colocada na Internet. Pesquisas, literatura, notícias, etc. podem-se encontram na Internet. Mas, há alguns perigos neste aspecto da rede.

1 Qualquer pessoa pode colocar suas ideias na Internet. No passado, a comunicação de ideias ao público era privilégio das poucas pessoas com influência ou recursos para imprimir as suas publicações ou produzir programas de televisão ou rádio. Hoje, qualquer pessoa pode comunicar pela Internet, mesmo as pessoas que não têm nenhum conhecimento dos assuntos tratados.

2 A censura da Internet é praticamente impossível. Com mais de 3,5 milhões de sites (locais onde pessoas podem procurar informações) e 200 milhões de usuários no mundo inteiro, cada um capaz de colocar suas ideias na frente de outras pessoas, não existe governo capaz de controlar o conteúdo da Internet. Esse facto tem o seu lado bom, em saber que ninguém pode suprimir artigos como este. Mas, ao mesmo tempo, há muitas coisas erradas facilmente disponíveis na rede. Há milhares de sites que incentivam inimizade, violência, imoralidade, rebelião, adoração ao Diabo, etc. Correio elétronico (e-mail) e sites de chats podem ser usados por pessoas maldosas com intenções impuras ou criminosas.

A Internet pode contribuir à solidão. Parece engraçado! Uma ferramenta que abre portas de comunicação com o mundo inteiro acaba, muitas vezes, criando mais isolação e solidão. Na segurança do próprio lar, uma pessoa pode comunicar com muitos sem ter o contacto pessoal com ninguém.

Nenhum comentário: